Arquivo do blog

Nosso Método em Yoga


Metodologia - Yoga para todos e para cada um 
a) Turmas pequenas
Reunimos turmas pequenas por horário para o acompanhamento de cada aluno, com atenção e cuidado, no aprendizado do Yoga. Yoga é um sistema complexo, composto por posturas físicas (ásanas), exercícios respiratórios (Kriyas e Pranayamas), Visualização, Meditação, Mantra, tudo isso baseado numa Filosofia. Para aprendê-lo, o aluno precisa da observação e orientação atenta de um profissional que o acolha em suas questões e características particulares (físicas e emocionais), e que, a partir disso, estabeleça um trabalho singular para/com ele.
b) Séries individualizadas
Em nossas turmas, desenvolvemos um trabalho com séries específicas de yoga (posturas, respiração, meditação) para cada aluno da turma. Assim, em uma mesma turma, haverá alunos praticando séries diferentes sob orientação do seu professor. As séries serão indicadas a partir de uma avaliação prévia do aluno (vide item 'Anamnese' abaixo), e serão substituídas por outras séries ao longo do tempo, conforme o avanço do aluno na prática.

c) Anamnese - Avaliação do histórico do aluno
Logo nas primeiras aulas e durante todo o processo de aprendizagem, o professor fará avaliações do aluno, quando registrará informações importantes sobre sua saúde psicofísica. Essa avaliação garantirá um acompanhamento do aluno e a definição de um trabalho em yoga que leve em conta as questões particulares trazidas pelo aluno. 

d) Duração da aula: 1h (uma hora)
As aulas tem a duração de 1h (uma hora). O aluno deve chegar 05 (cinco) minutos antes do horário de início da sua aula. Isso é importante para que comece sua aula sem atrasos e possa praticar todo o trabalho em yoga, em níveis físico, mental e sutil, proposto a ele pelo professor. 

e) Nosso Público


     f.1) T
oda e qualquer pessoa 

O trabalho com séries individualizadas permite que recebamos todos os tipos de pessoa, em qualquer condição físico-emocional que esteja vivenciando. Assim, tanto aluno mais experiente, que conhece, pratica ou já praticou o yoga, quanto o iniciante serão observados em suas particularidades, e, ao longo do tempo, praticarão, progressivamente, um conjunto de séries de yogasanas e/ou yogaterapia (dependendo do aluno), no sentido do equilíbrio dos chakras (centros energéticos), além de Yoga Kuruntha, Kriyas e Pranayamas (exercícios respiratórios), Savasana, Meditação e Visualização. Leia mais sobre essas técnicas no item abaixo: "Quais as técnicas que usamos em nossas aulas".

      f.2) Nosso trabalho com Gestantes
No caso de gestantes, orientamos a aula com séries de yogasanas, específicas para cada trimestre da gestação, além de séries em yogaterapia e meditação complementares, a fim de exercitar o corpo e a mente da mulher no processo de gestação e no preparo para o parto. O Espaço Uddiyana Yoga recebe gestantes em qualquer turma e horário, pois as séries de todos os alunos são individualizadas.
                          
       f.3) Nosso trabalho com Idosos
No caso de idosos, acompanhamos caso a caso, adotando séries específicas de yogasanas, yogaterapia e meditação que lhes ajudam a prevenir e a cuidar de problemas como dores na coluna e nas articulações, dificuldade digestiva, fraqueza muscular, doenças respiratórias e cardiovasculares, perda de memória, falta de equilíbrio físico, stress, depressão, entre outros. O Yoga restabelece neles a energia, a força, a vitalidade, além do relaxamento, da autoconfiança e da tranquilidade.
                    


     Quais as técnicas e recursos que usamos em nossas aulas?       Em nossas aulas, utilizamos uma variedade de técnicas e recursos:

· Mantras, Bhajans e Kirtans;

· Exercícios respiratórios (Kriyas e Pranayamas);

· Exercícios de purificação ocular (Trataka);

· Yoga Kuruntha (utiliza a ajuda de cordas fixas e suspensas na parede por argolas, bem como o apoio da própria parede, como instrumentos na construção de ásanas (posturas). Saiba mais;

· Gym Ball, blocos, almofadas, bancos, tapetes;

· Séries de posturas de yoga (ásanas);

· Relaxamento;

· Exercícios de visualização (Dharana e Yantra);

· Meditação (Dhyana).
Essas técnicas, a serem adotadas a critério do professor, permitem ao aluno vivenciar o yoga de uma maneira profunda, sempre respeitando seus limites e potencialidades.
Logo nas primeiras aulas, o professor fará uma anamnese do aluno para registrar informações importantes sobre sua saúde psicofísica. Essa avaliação garantirá um acompanhamento mais atento do aluno pelo professor e a definição de um trabalho em yoga que leve em conta as questões particulares trazidas pelo aluno. Por isso, para viabilizar esse trabalho, temos como princípio a formação de turmas pequenas.


  
    Filosofia - Qual é nossa raiz e nosso horizonte?

        Nossa raiz e horizonte tem fundamento holístico. Visamos:


· o autoconhecimento.

· a promoção e a manutenção da saúde integral do indivíduo.


· o equilíbrio da personalidade do indivíduo através da energização dos centros psíquicos sutis, chamados Chakras.


· equilíbrio nos aspectos masculino/feminino, racional/emocional e material/espiritual, capacitando cada indivíduo a enfrentar e superar seus problemas e vivenciar plenamente sua existência.

. o estudo e o conhecimento das dimensões do Ser, em níveis físicos, mentais, emocionais e espirituais.

. A integração dos conhecimentos tradicionais e contemporâneos em torno do autoconhecimento, sobretudo mas não somente, pela via do yoga.
 

Venha conhecer o Espaço Uddiyana. Agende sua visita!
Confira os horários das aulas

Confira nossas Mensalidades


Endereço: Rua do Catete, 344/202 - Largo do Machado - RJ
email: uddiyana.m@gmail.com
Site: www.uddiyana.com.br
Tel: 2205-6073
 







Postar um comentário